Catalão celebra a Congada, patrimônio cultural do Brasil Publicado em: 29/09/2025

Catalão celebra a Congada, patrimônio cultural do Brasil

Cerca de 7 mil dançadores participam do evento, que começa na madrugada do dia 3 de outubro

Compartilhar

A Congada de Catalão está prestes a completar 150 anos. Cerca de 7 mil dançadores participam anualmente, cada qual com ritmos, cores e louvores a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.

Em 2025, a Festa de Nossa Senhora do Rosário será realizada de 3 a 13 de outubro. Além das celebrações religiosas, como missas, terços e procissões, o evento também tem um lado comercial, com barracas de comidas, roupas e utensílios. O Largo do Rosário, no Centro da cidade, é o ponto de encontro dos ternos em momentos marcantes, como a procissão dos romeiros, a procissão noturna de domingo e a Entrega da Coroa na segunda-feira.

Conheça um pouco mais sobre a Congada:

A Congada de Catalão
A Congada é realizada em Catalão desde 1876. Reunindo elementos do catolicismo e das religiões de matriz africana, a celebração tem forte influência das congadas de Minas Gerais, em especial de Araxá, para onde os negros eram enviados para aprender as danças, os cantos, o uso dos instrumentos e a inspiração nas vestimentas.
São 25 grupos (chamados ternos) e a Família Real que compõem a Congada de Catalão. Cada um tem suas cores, seu ritmo e seu louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.

Quando é realizada?
A Congada é a principal atração da Festa de Nossa Senhora do Rosário. Em 2025, o evento será realizado de 3 a 13 de outubro. Mas nem todo ano cai nessa mesma data.
A Festa do Rosário também conta com a parte religiosa (terços, missas e procissões) e a parte comercial (montagem de barracas com comidas, roupas, calçados e ferragens).

Quais são os grupos da Congada?
A Congada de Catalão é formada por grupos, também chamados de ternos, divididos em:

- Congo (tradicional, marinheiro e marujeiro)
- Catupé (catupé penacho)
- Moçambique
- Vilão

Cada grupo tem um instrumento como referência, uniforme com cores próprias, batida característica, além de canto e dança.


Quantos dançadores participam da festa?
Cerca de 7 mil dançadores, divididos nos 25 grupos.

Tem a Família Real?
Sim. A Família Real é composta pelo rei, rainha, princesas e príncipes. Fazem parte ainda o general e seus auxiliares e os guardas-coroas.

Há local de apresentação dos ternos durante a Festa do Rosário?
Sim e não. Não existe um “congódromo” exclusivo para apresentações.
Os grupos saem uniformizados no domingo de madrugada para o café (em casas de devotos ou no Centro Folclórico), seguem em procissão para a Missa dos Romeiros e, em seguida, participam do almoço. À tarde, visitam casas de devotos. À noite, ocorre a procissão e missa.
Na segunda-feira, também uniformizados, continuam as visitas e o almoço. À tarde, acontece a Entrega de Coroa, quando é apresentado o novo festeiro à comunidade.
Assim, há três oportunidades de ver todos os grupos reunidos no Largo do Rosário (em frente à Igreja do Rosário):
Durante a procissão da manhã de domingo;
Antes da missa da procissão da noite;
Na Entrega da Coroa, na segunda-feira à tarde.

O que é o Largo do Rosário?
É o espaço em volta da Igreja do Rosário, no Centro de Catalão. Durante a Festa, o local é ocupado por tendas para as missas e para alimentação.
Até 2006, não havia tendas: as celebrações aconteciam dentro da igreja e um rancho de pau e palha de babaçu era montado para a Festa. Por exigência do Corpo de Bombeiros, a partir de 2007 passou a ser instalada uma tenda de 54 metros.
Já em 1999, devido ao aumento do número de devotos e congadeiros, a celebração passou a ser feita do lado de fora da igreja.
No Largo também são erguidos os mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.


Qual a influência da Igreja Católica na Festa do Rosário?
A parte religiosa é organizada pela Igreja Católica Apostólica Romana, por meio da Paróquia São Francisco de Assis.
Curiosidade: a capela do Rosário foi construída pelos próprios congadeiros, na década de 1940, com doação de terreno e materiais de construção.

Quem coordena a celebração da Congada?
A coordenação é da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, que existe há mais de 80 anos. (Não há registro de uma data oficial de fundação).

Qual a participação da Prefeitura de Catalão?
A Prefeitura de Catalão é responsável pela montagem de toda a estrutura da Festa do Rosário e dá suporte aos festeiros em áreas como alimentação, limpeza, segurança e fiscalização.
Também é de responsabilidade da Prefeitura a organização e a venda dos espaços para montagem das barracas nas ruas ao redor do Largo do Rosário.

 

 

VEJA COMO CHEGAR A CATALÃO

 


Notícias Relacionadas

Nosso site pode utilizar cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência ao navegar, bem como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar acessando, você concorda com a nossa Política de Privacidade, Termos de Uso e Cookies.